As mudanças de hábito de consumo provocadas pelo evento da pandemia precisam ser incorporadas às estratégias de marketing digital do dia a dia. Durante a pandemia o comportamento do consumidor mudou.
Se você quer estar em dia com o que vem aí pela frente, pare tudo o que estiver fazendo e confira agora mesmo as principais tendências do marketing digital e das vendas em 2022, para fazer seus ajustes.
1. Aumento da utilização de vídeos longos e curtos
Do Youtube ao Instagram, passando pelo TikTok, os vídeos e as lives ganharam relevância nesse último ano. Esse foi o canal de marketing que mais cresceu ao longo desse ano, seguido pelas redes sociais e anúncios digitais.
As lives, que são vídeos longos, tornam-se mais atrativas com temas que agreguem valor, porque as pessoas estão cada vez mais dispostas a seguirem quem entrega valor e bons conteúdos por um longo período de tempo, um exemplo são os atuais podcasts que estão bombando atualmente, como: Podcats, Podpah, entre outros.
Já os vídeos curtos, que são os mais presentes no TikTok ou nos reels do Instagram, são aqueles vídeos que as empresas devem fazer para trazer algum elemento de visualização mais rápida do seu produto/serviço. Esse tipo de comunicação faz com que você interaja com o cliente e crie um branding de forma mais direta e específica, porque a duração do vídeo pode ser de 15, 30 ou 60 segundos.
De acordo com estudo do Grupo Consumoteca, o Brasil é o país onde as pessoas mais pesquisam para tomar a decisão de compra e 80% dos consumidores dizem estar prontos para comprar depois de ver vídeos, porque o vídeo é mais explicativo e passa mais emoção. Dessa forma, os algoritmos das plataformas vão posicionar melhor aqueles que fizerem uso desse canal de marketing.
2. Aumento do E-commerce
Segundo a pesquisa “Tendências do e-commerce para 2022”, a expectativa é de que 49% dos brasileiros comprem ainda mais pela internet, no próximo ano. As restrições causadas pela pandemia foram o motivo de 24% dos entrevistados optarem pelas compras virtuais.
Por isso, em 2022, é fundamental que as empresas entendam a importância de destinar um orçamento para o e-commerce, porque o resultado vai ajudar a atrair novos clientes, blindar o relacionamento e fortalecer a imagem da marca.
Além disso, as tendências apontam que mais do que vender online, o futuro do e-commerce será omnichannel. Que nada mais é que uma estratégia de otimização do atendimento e melhoria no relacionamento com clientes. Iremos explicar mais sobre essa estratégia em outro tópico, continue lendo o artigo para você descobrir.
3. Aumento do UGC (Conteúdo gerado pelo usuário)
Cada vez mais os consumidores vêm seguindo nas redes sociais as recomendações de influenciadores digitais e não de famosos. Por isso, o conteúdo gerado por esses usuários é cada vez mais valorizado pelos consumidores em suas jornadas de compra.
As empresas, independente do segmento, estão humanizando cada vez mais suas marcas, para que essa humanização aproxime a sua marca do seu cliente. Segundo os dados, as marcas que incorporam UFC têm um aumento de 20% no retorno de visitantes e um aumento de 90% no tempo que os consumidores gastam em seus sites. Em uma pesquisa realizada pela Deloitte, percebemos que usar a estratégia de UGC no marketing digital aumenta cerca de 30% o engajamento da marca.
Em uma pesquisa da Comscore sobre o uso de redes sociais no Brasil em 2020, descobrimos que o Brasil é o segundo maior país que acompanha criadores de conteúdo no mundo. E em 2022 isso tende a aumentar, já que o número de influenciadores digitais está cada vez maior.
4. Aumento do trabalho focado em Análise de Dados
Em uma entrevista feita pela Salesforce, 78% dos profissionais de marketing afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acredita que a sua capacidade de ser assertivo com o cliente depende de recursos digitais como a análise de dados.
O investimento em Marketing digital é extremamente importante para uma empresa, porém, analisar as métricas e dados que irão dar um verdadeiro panorama do quanto as suas ações estão contribuindo para o crescimento da empresa.
As empresas que souberem trabalhar com indicadores, que são as métricas de avaliação e de acompanhamento, para analisar os resultados e também usarem os resultados para tomar as decisões, vão ter mais chances de saber o que realmente está dando certo no marketing e apostar cada vez mais naquele direcionamento.
5. Aumento das experiências Omnichannel
As experiências Omnichannel se baseiam no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.
Essas plataformas unificadas estão sendo cada vez mais trabalhadas porque a jornada do cliente tem sido muito curta em função do online, por isso, a marca tem que proporcionar uma experiência e ser mais direta.
O Omnichannel oferece uma nova e mais completa experiência de compra para o usuário e por isso, esse termo é tão usado ultimamente. Mesmo já sendo praticado por algumas marcas, essa estratégia ainda é relativamente recente e pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar frente à concorrência em 2022.
6. Utilização da jornada do cliente para o sucesso da empresa
Entender e utilizar a jornada do cliente é muito importante para os negócios, porque esse conceito está relacionado a uma espécie de mapa que a empresa consegue visualizar o quão próximo o consumidor está na concretização da compra. Essa estratégia contribui para que a empresa desenvolva ações mais específicas e precisas para a etapa atual da jornada que o cliente venha a estar.
A jornada do cliente torna sua estratégia de vendas mais assertiva e representa um dos conceitos mais básicos para qualquer empresa, independente do porte ou segmento. Essa estratégia tende a aumentar em 2022, uma vez que a concorrência está cada vez maior.
E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing digital e vendas em 2022? Quais serão os grandes desafios que a sua empresa deverá enfrentar para se atualizar?
Não sabe como dar o primeiro passo e estar à frente da sua concorrência no próximo ano? Entre em contato conosco. A Vínculo pode te ajudar.