Se você costuma acompanhar as novidades do Marketing deve ter se deparado com ações voltadas para o público externo, isto é, clientes, fornecedores, parceiros e até concorrentes.
Mas o que ninguém conta é que o Marketing é uma ferramenta poderosa também para seu público interno, ou seja, sua equipe. É aqui que entra em cena o Endomarketing, uma joia da comunicação interna que você precisa ter na sua empresa.
Quer entender mais? Continue lendo!
O que é Endomarketing?
Essa ferramenta publicitária é um conjunto de estratégias de comunicação com o objetivo de trazer clareza e objetividade entre a empresa e os colaboradores.
Aqui na Vínculo, por exemplo, nós fazemos uma reunião de alinhamento semanal para melhorar a comunicação e os processos internos.
O Endomarketing, então, pretende melhorar a comunicação interna para gerar resultados de alta performance através de ações motivacionais e estimulantes, para fortalecer o compromisso do funcionário com a empresa e vice-versa.
Marketing externo x Endomarketing
Sozinho, o Marketing externo atende apenas ao seu público-externo.
Aumento de vendas, melhoria de imagem e visibilidade, entre outros benefícios do Marketing, estão relacionados justamente à otimização constante do trabalho da equipe.
Nesse sentido, o Marketing e o Endomarketing, juntos, fazem toda a diferença nos resultados da sua indústria.
O trabalhador também mudou ao longo dos anos
Assim como o consumidor, o colaborador também mudou muito ao longo dos anos. Revolução tecnológica, preocupação com a saúde mental, segurança e bem-estar, são alguns fatores que motivam as pessoas a buscarem uma relação mais positiva com o trabalho.
Por conta dessa mudança, é essencial que sua empresa repense a comunicação e queira alinhar as novas preocupações com a rotina da empresa afim de desenvolver um ambiente mais saudável e produtivo ao mesmo tempo.
Como melhorar a segurança na indústria através do Endomarketing?
Além de motivar e estimular seu colaborador a dar o melhor de si, o Endomarketing ainda potencializa a segurança no trabalho.
Você pode usar as estratégias comunicativas da ferramenta para criar quadros informativos, reuniões dinâmicas e bate-papos para educar sobre a importância da segurança, ainda mais na indústria, em que a segurança é tão fundamental.
Veja como implantar o Endomarketing agora mesmo!
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: como implantar o Endomarketing no dia a dia sem causar muito impacto? Aqui vão três dicas: reconheça o trabalho dos colaboradores, comece com pequenas mudanças e conecte-se com sua equipe.
Ficou interessado e quer saber mais? Não deixe de conversar com a Vínculo Consultoria em Comunicação!
Nós somos uma agência de Marketing voltada para o desenvolvimento regional, que ajuda empresas e indústrias a crescerem no mercado através da comunicação efetiva!
Esperamos por você!
Tayná Aragão