O trabalho de um profissional de marketing é bastante complexo. Afinal, é ele quem muitas das vezes precisa pensar em como a comunicação com o cliente vai funcionar. Isso nos mais diversos canais, formatos e cenários.
Além disso, ele não se preocupa apenas em vender um produto ou serviço, mas também em como criar um laço com o cliente, fazendo o que ele interaja com a marca.
Agora, imagina exercer essas funções sem ajuda de nenhuma ferramenta de marketing digital?
Muitos profissionais acabam perdendo muito tempo por não contarem com as ferramentas apropriadas que ajudem a compilar, interpretar e reunir dados de maneira automatizada.
Se você se vê nessa situação e não quer mais sofrer com “achismos”, ou perder tanto tempo por não contar com boas ferramentas, é só continuar a leitura!
Ferramentas de Análise
São excelentes opções para que você possa medir o desempenho do seu negócio, tanto em questões das estratégias de marketing que decidir utilizar como em relação à geração de tráfego.
Elas ajudam ainda a analisar melhor o seu público-alvo, compreendendo suas reais necessidades, formas de consumo, dentre outras informações relevantes.
Com boas informações, você, como profissional de marketing ou empreendedor digital, pode se preparar melhor para atender o mercado, promovendo o seu negócio e organizando estratégias e ações que realmente tragam retorno.
Separamos logo abaixo as ferramentas de análise que você pode utilizar:
1. Google Analytics
É uma importante ferramenta de marketing, já que te ajuda a acompanhar diversos pontos seu negócio no âmbito digital, desde o desempenho do site até as suas páginas nas redes sociais da sua marca.
Através do Google Analytics se pode compreender o que funcionou ou não na sua estratégia, o que o seu público-alvo procura, suas conversões, suas fontes de tráfego e ainda gera relatórios com seus principais KPIs.
2. Google Search Console
Já o Search Console é uma ferramenta de marketing que te ajuda a compreender como o Google posiciona a página do seu negócio quando se pesquisa por palavras relacionados a ele.
Com essas informações, você sabe o que melhorar para ficar bem ranqueado nas buscas do Google, aumentando suas chances de atrair clientes com mais facilidade.
3. SEMrush
Essa ferramenta compara seu site com o de seus concorrentes. Com isso, você consegue saber quais são as palavras-chave mais utilizadas, quais os posicionamentos deles no Google e várias outras informações que ajudam a nortear a sua estratégia de conteúdo.
A análise e o diagnóstico feitos pela ferramenta funcionam como um “toque” para você. Então, você recebe as informações e sabe o que precisa ser melhorado em relação ao SEO.
Ferramentas de SEO
Pensar em ferramentas de SEO é pensar em crescimento orgânico do tráfego, palavra-chave, algoritmos dos buscadores, inbound marketing e até em uma rotina de SEO.
Dominar esse conjunto de técnicas é uma tarefa complicada, mas as ferramentas facilitam bastante o trabalho. Confira abaixo algumas dicas de SEO que separamos para você:
4. SEMrush
Já citamos o SEMrush acima, mas não custa lembrar. Afinal, ele não apenas ajuda a analisar melhor o mercado em que o seu negócio atua, como oferece um diagnóstico completo dos seus principais concorrentes.
Ele permite que você mapeie palavras-chave e trace estratégias de produção de conteúdo. Além disso, com essa ferramenta você acaba contando com uma fonte confiável do número de buscas para cada palavra-chave, o que pode ajudar a escolher os termos mais estratégicos para o seu negócio.
5. Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta que oferece principalmente a análise de backlinks, ajudando a medir o desempenho e funcionalidade dos links que direcionam para o seu site.
A ferramenta também ajuda a compreender quais temas estão em alta na internet, de maneira que você produza conteúdos de acordo com os itens mais pesquisados.
6. Yoast
O Yoast é uma ferramenta de marketing que ajuda a compreender melhor se o seu texto está amigável o suficiente para o Google.
Com ele você consegue identificar pontos que precisam ser alterados e melhorados nas suas postagens, como URLs, quantidade de palavras-chave utilizadas, metas-descrições e vários outros pontos que às vezes passam “batidos” por nós.
7. Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda a identificar as melhores palavras-chave sobre um determinado assunto, tanto para a criação de conteúdos como para campanhas de mídia paga.
Ele vem acompanhado do Google Adsense, e pode auxiliar ainda a criar boas campanhas de marketing, melhorando os conteúdos criados e o ranqueamento deles nas páginas de pesquisa.
8. Google Trends
Outro serviço gratuito, o Google Trends ajuda a identificar quais os temas e palavras-chave mais populares e pesquisados na internet.
A diferença aqui é que ele auxilia principalmente na obtenção de novas ideias e na identificação das principais tendências em regiões específicas.
Ferramentas de Email Marketing
Ferramentas de email marketing são essenciais para que o seu negócio utilize melhor os dados que capta dos consumidores.
É importante dizer que não basta apenas mandar um email para o seu lead. É necessário entender a jornada do consumidor e o funil de vendas, para guiá-lo por cada etapa até que seja a hora de fechar a compra.
9. Hubspot
A Hubspot permite não apenas o envio de email marketing, mas também a análise de dados desses emails, como taxa de abertura, retorno e conversões. A ferramenta também permite criar funis de nutrição e listas de segmentação.
Possui desde versões gratuitas a pagas, trazendo diversas ferramentas essenciais para que suas ações de email marketing possam ser traduzidas em bons negócios para a sua marca.
10. MailChimp
O MailChimp é outra ferramenta de marketing bastante utilizada. Ele oferece a versão gratuita que permite o envio de até 12 mil emails de maneira gratuita, podendo adicionar mensalmente cerca de 2.000 novos contatos.
Com esta ferramenta, seu negócio será capaz de criar bons emails, com imagens elaboradas, informações chamativas, além das opções de analisar dados, criar conexões com as redes sociais, links externos, dentre outros.
11. Klicksend
A Klicksend permite não apenas o envio de email marketing, mas também programar respostas e traçar funis de nutrição para cada segmentação de lead.
Além disso, é possível criar diversas campanhas para promover os produtos e serviços que o seu negócio oferece. E você ainda pode acompanhar em tempo real o desempenho das ações.
Ferramentas de Redes Sociais
As redes sociais são uma ótima maneira para estar presente na internet. Porém, fazer uma boa gestão de mídias sociais é algo trabalhoso, já que exige planejamento, organização, boas postagens, interação com os seguidores e por aí vai.
Contar com ferramentas de redes sociais permite que você economize tempo em determinadas tarefas, e passe mais tempo focando na criação de conteúdos.
Nós separamos várias ferramentas, confira abaixo:
12. HootSuite
O HootSuite permite gerenciar as contas do seu negócio em várias redes sociais, realizando ações como programar postagens, acompanhar os tópicos mais falados no momento (ajudando a focalizar as criações), dentre outras atividades.
Contando com planos gratuitos e pagos, ele ainda permite que diversos colaboradores do seu negócio usem a ferramenta ao mesmo tempo, otimizando a produção de conteúdo.
13. BuzzSumo
O BuzzSumo é uma ferramenta de marketing digital responsável por encontrar os principais temas tratados nas redes sociais, de maneira que sua empresa possa produzir de acordo com os temas mais comentados.
Com ele, é possível ver o que influenciadores postam, bem como concorrentes e marcas relacionadas ao seu negócio, ajudando na tomada de decisão.
14. Socialbakers
O Socialbakers ajuda não apenas a analisar concorrentes e marcas associadas, como também a verificar como andam os anúncios que a sua empresa está realizando nas redes sociais.
A ferramenta ainda conta com funções que ajudam a otimizar o trabalho de gestão de redes sociais, como programação de postagens e respostas automáticas.
Ferramentas de Automação de Marketing
Dentre as ferramentas de marketing digital que sua empresa deve começar a utilizar, as que automatizam algumas tarefas são essenciais. Com elas, algumas atividades ficam muito mais simples e dinâmicas..
Com elas é possível não apenas criar postagens padronizadas, como organizar testes A/B para compreender os desempenhos das postagens, entre outras opções.
Para te ajudar, separamos algumas ferramentas de automação de marketing. Confira:
15. RD Station Marketing
A RD Station é uma ferramenta de marketing que automatiza uma série de tarefas e atividades, como gestão de leads, tráfego e vendas.
O serviço permite programar e disparar campanhas de email marketing, captar e organizar os dados dos leads e criar funis de nutrição personalizados.
16. Hubspot
Novamente na nossa lista, a Hubspot também é uma ótima opção para automatizar alguns processos de marketing do seu negócio, como organização de vendas, agendamentos e criação de relatórios.
A ferramenta permite que você gerencie as redes sociais do seu negócio, colocando praticamente tudo o que é necessário realizar em uma mesma perspectiva, facilitando o processo.
Ferramentas de CRO
Não basta apenas criar conteúdos e esperar que eles convertam. É fundamental analisar os pontos que facilitam ou atrapalham a conversão de clientes e sempre adaptar as estratégias para ter os melhores resultados.
Existem diversas ferramentas que ajudam na otimização de conversão dos canais do seu negócio. Algumas delas são:
17. SumoMe
Permite, entre outras coisas, que caixinhas de anúncios sejam criadas e exigidas para os seus visitantes enquanto ele navega em seu site, de maneira que ele seja sempre instigado a realizar alguma ação.
Ele permite ainda que outras ações sejam implementadas, como o compartilhamento de links, análise de dados, além de ajudar a criar um botão de “comprar” mais dinâmico.
18. Hotjar
O Hotjart oferece um parâmetro mais “visual” de como o seu público se comporta quando acessa o seu site. Ele permite visualizar o que ele mais acessa, qual o caminho ele faz, os elementos mais clicados etc.
Com essas informações, você pode reorganizar seu site, de maneira que leve o seu visitante mais rapidamente ao que ele deseja, ampliando as chances de fechar mais negócios.
Faça das ferramentas de marketing digital suas aliadas e facilite o seu trabalho!
Como deu para perceber, usar ferramentas de marketing permite otimizar uma série de tarefas e atividades que, de outra forma, seriam demoradas e difíceis de serem feitas. Assim, o seu negócio economiza tempo, tem acesso a dados mais robustos e otimiza processos!
Mas não basta escolher meia dúzia de ferramentas e achar que terá um negócio crescendo de forma saudável. É preciso utilizá-las da forma correta.
Agora que você conta com uma lista extensa de ferramentas, nada mais justo que saber quais são os7 indicadores de marketing digital que você precisa analisar. Afinal, com um mercado repleto de concorrência, escolher os indicadores certos para a sua análise é uma baita vantagem!
Fonte: blog.hotmart.com