5 chaves para um planejamento de marketing vencedor em 2022

A última semana do ano chegou, e já está passando da hora do seu negócio ter um planejamento de marketing para 2022. Se você está perdido e não sabe o que é importante considerar nesse momento, de modo que ele traga resultados vencedores para o próximo ano, nós iremos te mostrar. Neste artigo, você vai conhecer 5 chaves que você precisa levar em consideração para criar um planejamento eficiente para o seu marketing digital em 2022. Continue essa leitura e trace um plano que atraia mais clientes e gere mais vendas para sua empresa. Vamos lá?

Para que serve o planejamento de marketing?

De forma simplificada, o planejamento de marketing digital é onde você sintetiza as estratégias de marketing para serem realizadas por uma empresa durante um período. Nesse plano, a empresa reúne informações importantes para orientar as decisões da empresa, como: objetivos, prazos, estratégias, orçamentos e indicadores.

Então, é uma ferramenta importante de gestão de marketing, fundamental para orientar as estratégias e ações para cumprir os objetivos de maneira eficiente. Dessa forma, contribuindo para o crescimento da empresa, atraindo mais clientes e gerando mais vendas.

5 chaves para um planejamento de marketing vencedor em 2022

1. Conheça bem sua persona

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Por isso, é preciso saber muito bem para quem você deseja vender seu produto/serviço.

Se você não os conhecer, não vai ter sucesso. Eu te garanto.

O que eles fazem comprarem? Por que eles compram? O que os motivam a comprar? Essa deve ser algumas perguntas para nortear o seu planejamento de marketing. Nessa etapa, escreva tudo que você sabe sobre seus consumidores. Idade, sexo, renda, emprego, onde moram, hobbies… Enfim, desenhe quem é a pessoa que você deseja alcançar com a sua marca.

O seu planejamento de marketing precisa ser voltado diretamente para o seu público-alvo, por isso, entender quando e como o seu cliente procura adquirir o seu produto ou serviço é essencial.

2. Identifique os benefícios do seu produto

Tenha em mente e anote no seu planejamento os benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço. Porém, é importante diferenciar benefícios de atributos.

Atributos são as características de um produto ou serviço. Já os benefícios são os pontos que atenderão a sua persona, que fará com que ela enxergue valor no que está sendo vendido.

Ou seja, as pessoas acreditam e compram benefícios. De nada adianta focar somente nos atributos sem mostrar para o cliente quais benefícios eles trarão para as suas vidas.

Por isso, ao fazer o seu planejamento de marketing de 2022, liste os principais benefícios e diferenciais que o seu produto ou serviço trará para os clientes a ponto de convencê-los a comprarem da sua marca e não da concorrência.

3. Conheça e estude a concorrência

Estude e pesquise bem os seus concorrentes.

Mais do que os estudar, busque aprender com eles. É essencial você analisar o que eles fazem, quais estratégias estão funcionando e quais não estão. Assim, você já terá um norte de qual caminho seguir no seu planejamento.

Depois dessa pesquisa, veja se a sua marca tem um diferencial para se destacar em relação ao mercado, atraindo novos clientes.

Estudar os concorrentes e acompanhar o é fundamental, até porque os seus clientes sempre estarão com eles no radar.

4. Estabeleça objetivos claros para o seu planejamento de marketing

Qual é o seu foco principal com o planejamento de marketing?

Lançar um produto? Aumentar o reconhecimento de marca? Alcançar mais leads? Ou aumentar as suas vendas?

Tenha claro que é muito importante você ter um objetivo principal para o seu planejamento. Caso contrário, quanto mais objetivos avulsos você tiver, mais confuso ficará seu planejamento e mais difícil será alcançar as metas.

É essencial ter um foco aqui. Assim, suas estratégias serão mais focadas e com certeza serão mais eficazes.

5. Defina seus canais de comunicação

Quais canais de comunicação sua persona costuma usar? Atualmente, existem vários tipos de canais. Por exemplo: televisão, WhatsApp, Instagram, telefone, e-mail, Google, entre outros. Existem inúmeras maneiras e alternativas de canais. O mais importante é você saber utilizar de uma forma estratégica cada um deles, respeitando os seus orçamentos e considerando quais seus consumidores costumam usar mais.

Conclusão

Essas foram as 5 chaves para você ter um planejamento de marketing vencedor em 2022.

Esses pontos não são os únicos, mas sem eles, seu planejamento pode não alcançar tanto sucesso.

Porém, é bom deixar claro também que existem inúmeras formas e maneiras de fazer um plano de marketing, uma delas é contar com profissionais que realmente entendam do assunto e saibam estratégias eficientes.

E aí, pronto para começar seu plano de marketing? Não sabe por onde começar e precisa de ajuda? A Vínculo pode te ajudar, estamos há mais de 15 anos no mercado e já ajudamos diversas empresas a terem um planejamento de marketing e alavancarem suas vendas. Entre em contato conosco e seja vencedor em 2022!

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