O marketing local, que pode ser usado pelas grandes empresas, também é uma boa estratégia principalmente em comércios menores e este é um ponto bastante positivo, já que nestes casos, os recursos financeiros podem ser bem reduzidos.
A localização de uma loja, por exemplo, dependendo da circulação de pessoas que existem na imediação, pode melhorar os resultados na venda de mesa de pebolim, e existem diversas táticas para realizar o marketing de localização.
Marketing local é uma forma de divulgação de uma empresa, cujo foco é voltado na segmentação do público por região. Pequenas lojas, supermercados, mercearias e padarias utilizam muito esta estratégia para abordarem com mais assertividade os clientes.
Este tipo de estratégia levam os negócios de pequeno porte a obterem um diferencial diante dos concorrentes e existem ferramentas que auxiliam na elaboração de um bom marketing geográfico, como as seguintes, destacadas abaixo:
- Geotargeting;
- Segmentação por tipo de público;
- Check-ins;
- Geofencing;
- Geotagging.
Se os possíveis clientes de uma loja de sorvete massa atacado estiverem em uma mesma localização geográfica, é muito mais fácil para o comércio regional atraí-los e lhes chamar a atenção, divulgando uma loja, fazendo com que ela se destaque diante de outras.
Quais são as estratégias de marketing local?
Todas as estratégias utilizadas no marketing de localização têm um objetivo comum de atrair novos clientes e os fazerem comprar mais produtos locais, evitando o deslocamento dos mesmos para outras regiões, poupando-lhes gastos com a locomoção.
Portanto, para um bom marketing local, os estabelecimentos comerciais devem levar em consideração algumas estratégias bem interessantes, apontadas abaixo:
- Conhecer exatamente quem é a buyer persona;
- Definir as metas através de objetivos claros entre os vendedores;
- Escolher as ferramentas certas para vender mais fachada comercial moderna;
- Dar prioridade aos compradores mais ativos;
- Oferecer o melhor atendimento local;
- Enviar e-mails marketing para um público definido;
- Ampliar os negócios por meio do Google Meu Negócio;
- Treinar qualitativamente a equipe de vendas.
Ainda que o comércio local seja de pequeno porte, é de extrema relevância que a loja conheça exatamente o tipo de comprador com o qual está lidando, priorizando os que são mais ativos nas compras, porque com eles a receita financeira interna aumenta muito.
Inclusive, os negócios voltados para o treinamento para pessoas habilitadas podem ser mais amplos se veiculados através do Google Meu Negócio, fator que trará um impulso maior na veiculação dos mesmos pela internet.
Ganhar dinheiro através do marketing de localização é um dos principais objetivos na aplicação das estratégias apontadas acima, porque com elas uma loja consegue atrair os clientes nas imediações onde comercializa produtos e serviços.
9 táticas usadas para fazer marketing local
O marketing local, como apresentado anteriormente, é uma estratégia muito importante para os negócios. Portanto, torna-se necessário apresentar algumas dicas para realizar o marketing local em um empreendimento. São elas:
- Investir nos clientes mais frequentes;
- Diferenciar-se da concorrência por meio de promoções atrativas;
- Adotar estratégias de tráfego pago regional;
- Interagir com o público pelas redes sociais;
- Realizar melhor captação de clientes locais;
- Tornar melhor a experiência de compra dos clientes;
- Utilizar o marketing digital;
- Distribuir flyers pela região;
- Investir em buscadores locais.
Dentre as táticas apresentadas na listagem acima, é possível que surjam dúvidas sobre qual a melhor tática a ser explorada. No entanto, a escolha delas dependerá do objetivo de cada loja.
A certeza é que todas elas são de grande importância para que os negócios obtenham melhores resultados financeiros, fazendo-a sobreviver por muito mais tempo em um cenário competitivo.
Considerações finais
O marketing local é uma estratégia muito utilizada em lojas e diversos comércios em uma determinada região e sempre que é utilizado consegue atrair mais clientes na região na qual se encontra.
A movimentação de consumidores nestes locais é um fator preponderante e mesmo que seja uma região bem pequena, isto não impossibilita que os mais simples produtos sejam vendidos em um volume muito maior.
Apostar nas estratégias descritas acima, torna a comercialização mais ampla, criando novas oportunidades de vendas de produtos ou serviços, e isto gera um fluxo financeiro cada vez maior.
Inclusive, a distribuição de folhetos locais para promover produtos ainda é uma tática bastante utilizada e eles sempre são vistos nos portões das residências e muitas pessoas realizam compras através destas propagandas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.