O marketing de guerrilha é uma estratégia cujo foco está na publicidade de um modo criativo, saindo dos padrões tradicionais para a divulgação dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Considerada também como uma estratégia mais agressiva para divulgação, com o marketing de guerrilha é possível que todo empreendimento possa ter um bom impacto dentro do mercado mesmo com baixo orçamento.
Por exemplo, se uma empresa de sinalização de rodovias deseja conquistar um público, mas não contém orçamento para grandes ações, com o marketing de guerrilha este objetivo pode ser concluído.
O conceito da técnica em si surgiu em 1980 quando Jay Conrad Levinson se inspirou na Guerra do Vietnã. A tática deste marketing não convencional está ligada aos vietnamitas que, mesmo sem capital para investir em armas, surpreenderam os soldados americanos.
Fazendo com que suas defesas fossem realizadas de modo inimaginável para o cenário, e através desse conceito, os desenvolvimentos do marketing de guerrilha foram sendo desenvolvidos.
Para que um empreendimento como uma clinica de exame admissional possa ter bons resultados usando o marketing de guerrilha, é fundamental compreender como é o seu funcionamento e as suas formas de aplicação.
De modo que o resultado que a técnica irá apresentar esteja alinhado com o desejado pelo empreendimento, para que haja estabilidade e um destaque entre as concorrentes que atuam dentro do mesmo mercado.
Entendendo como funciona o marketing de guerrilha
Para que o marketing de guerrilha funcione dentro de uma empresa, é fundamental ter atenção em determinados pontos como:
- Conhecer o público;
- Originalidade;
- Cuidar das emoções;
- Analisar os resultados.
Do mesmo modo que é necessário para outras ações do marketing, com o conhecimento do perfil do público do empreendimento a campanha que for desenvolvida torna-se mais assertiva porque se tem o conhecimento dos comportamentos do cliente.
Assim, a empresa sabe o que deve englobar dentro das suas ações, principalmente em relação a originalidade e os cuidados com as emoções que serão despertadas.
Desenvolver uma estratégia que proporcione um diferencial dentro do mercado é uma forma de fazer com que a conquista dos resultados seja positiva e rápida, o que se enquadra dentro das características do marketing de guerrilha.
E dentro desta originalidade, as ações acabam despertando os sentimentos dos consumidores, algo que a empresa deve-se ter atenção para não ser tão agressivo ao ponto de afastá-los ao invés de gerar uma aproximação.
Por isso, observar os resultados que estão sendo conquistados é essencial para que saiba como agir com o consumidor ainda dentro do que a empresa deseja conquistar e assim, estabelecer-se de uma forma mais sólida no mercado.
Formas para aplicar o marketing de guerrilha
Para que uma empresa ou um profissional que dá aula de guitarra avançada possa aplicar o marketing de guerrilha após compreender como funciona, um dos principais pontos que ajuda nos resultados é ter o conhecimento do produto ou serviço que vende.
Quanto mais a empresa demonstrar ao cliente, por meio de suas estratégias, que conhece o produto oferecido, melhores são os resultados que serão conquistados.
Especialmente porque as ações em torno do marketing, como a originalidade e as emoções para se impactar os clientes, são melhores trabalhadas, fazendo com que os consumidores possam comprar e se fidelizar logo no primeiro momento.
Outro ponto de aplicação é manter-se alinhado com a imagem que a empresa tem dentro do mercado. Desde linguagem até mesmo outros pontos como cores ou ações devem estar enquadradas dentro do que a empresa propaga.
Assim, as chances de conversão e de que o negócio conquiste suas metas sobem em grandes percentuais. Sendo o bastante para poderem ser reconhecidos e se transformarem na primeira opção dos clientes.
A aplicação do marketing de guerrilha também conta com a consideração de parcerias para fortalecer o negócio de pilates funcional para idoso, por exemplo, ajudando na conquista de mais clientes e aumentando as chances de se estabilizar no mercado.
Considerações finais
O marketing de guerrilha é uma técnica que permite uma conquista de consumidores de forma mais rápida e permitindo que a originalidade desenvolvida faça com que a atração do foco dentro do mercado seja ainda maior.
Por isso, compreender os meios para se aplicar o marketing de guerrilha e como ele funciona, permite que o empreendimento possa propagar ainda mais a imagem da marca de um modo totalmente novo.
Atraindo não apenas clientes mas também a chance de fechar parcerias e até mesmo investidores, fazendo com que assim, as chances de se estabilizar e crescer dentro do mercado aumentem em bons percentuais. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.