Você provavelmente já teve que lidar com os clientes super-racionais, aqueles que só finalizam a compra após considerar todas as possibilidades de preço, distância, qualidade, semelhança, etc.
Se para sua empresa lidar com esse tipo de cliente é um desafio, hoje trouxe 3 dicas sensacionais que vão aumentar a credibilidade da sua marca para esses clientes difíceis.
Vamos lá?
Experiência de compra
Antes de te mostrar estas 3 dicas preciso te contar uma coisa: a experiência do consumidor mudou. “De novo?!” Sim! A forma como o público se relaciona com as marcas sempre vai mudar. Veja o contexto digital em que estamos: diversidade de produtos e preços, condições para frete grátis, combos, acessibilidade, entre outras coisas que acontecem nos Apps de compra na internet.
O consumidor racional agora compara a loja física com a digital considerando as questões mencionadas acima, tudo para ter certeza de que comprou o produto certo.
Será que sua marca está na “lista” de prós, ou seu cliente nem sequer te dá uma chance? Vamos descobrir o que está acontecendo!
Dica 1: Tenha presença digital e atualize seus perfis: Sua empresa tem conteúdo relevante nas redes sociais? Isto é, tem dicas, informações, curiosidades e atualizações sobre seu produto e marca?
A presença digital é essencial para a credibilidade uma empresa na internet, e o consumidor sempre irá buscar seu perfil nas redes ou site para conhecer melhor sua empresa. Imagine que esses meios sejam como cartões de visita.
Para um cliente cético, encontrar o máximo de informações no perfil ou site de uma empresa faz toda a diferença na hora de tomar a decisão de compra, e eles costumam passar bem longe de sites desatualizados, perfis com informações erradas e sem post há muito tempo. Pense nisso!
Dica 2: Seja profissional! Atenda seu cliente com seriedade: Imagine que você recebeu várias mensagens diferentes de pessoas interessadas no seu anúncio, e entre elas há um cliente cético: ele pergunta sobre o produto, avalia a qualidade, preço, distância da sua loja ou condições de frete, entre outras coisas. Você logo acha esse consumidor chato e atende naquela má vontade… Resultado: ele sai falando mal de você para todos que conhece!
Isso acontece o tempo todo quando as empresas lidam com clientes mais racionais, porque esse perfil de consumidor não compra por impulso ou se convence fácil.
Lembre-se: vários clientes que adoram seu produto não vão recomendar para mais de três pessoas, mas apenas um cliente que deteste seu produto vai reclamar dele para pelo menos dez!
Dica 3: Seja verdadeiro sobre seu produto/serviço: Prometer e não cumprir, é um dos piores erros que marcas cometem o tempo todo com seus consumidores, por isso, quando for responder às dúvidas do consumidor cético, seja verdadeiro. De nada adianta mentir.
Quando o consumidor percebe que você está sendo transparente sobre o produto ou serviço, ele passa a respeitar a marca porque também se sente respeitado, e isso é crucial para finalizar a compra ou se tornar um cliente fidelizado.
O básico está na moda!
Qualidade, preço, atendimento e relacionamento: esses elementos representam os principais pilares de uma compra. A jornada do consumidor está cada vez mais complexa, por isso, as empresas devem se esforçar para superar os desafios impostos pelas novas tecnologias e concorrência digital.
Para atrair e convencer os clientes super-racionais, você deve refletir sobre essas 3 dicas apresentadas acima, pois o objetivo é reforçar sua base de atendimento e sua capacidade de se relacionar com esse tipo de consumidor para então convencê-lo de que sua empresa tem exatamente o que ele precisa.
Se você chegou até aqui, confira esta dica extra!
Para ganhar tempo e oferecer o melhor atendimento ao seu cliente, deixe suas redes sociais com a Vínculo e nunca mais sofra com site desatualizado, redes sociais sem identidade e pouca visibilidade digital!
Tenha serviços 360° com uma agência que tem o objetivo de te ajudar a se posicionar estrategicamente no mercado.
Tayná Aragão