Todo mundo sabe o quanto é difícil escapar das modas, ainda mais quando a moda da vez é tecnológica. É o caso do Chat GPT, uma inteligência artificial super otimizada que promete gerar textos coerentes, lógicos e mais humanizados.
É realmente empolgante pensar que uma ferramenta tão simples de ser utilizada e de ser acessada possa nos ajudar a criar conteúdos e estratégias de marketing, a primeira impressão é o notável ganho de tempo.
Mas será que é possível usar 100% dessa tecnologia nas campanhas? É isso o que vamos te explicar neste conteúdo. Acompanhe!
Como funciona o Chat GPT?
A ideia é simular a conversa humana através de um software que cria textos a partir de conteúdos pré-existentes. Essa inteligência foi treinada para responder perguntas de maneira precisa e natural, mas evitando automaticamente aquelas perguntas de tópicos inadequados como os relacionados às decisões humanas, por exemplo.
A inteligência artificial coloca a criação do marketing em risco?
Segundo Isabela Soller, CEO do Grupo Soller “Quando você tem a facilidade de escrever algo ou gerar um conteúdo que seja, em teoria, algo autoral através de uma inteligência artificial altamente inteligente e eficiente, em algum momento essa coisa vai se tornar um padrão, não será mais novidade e vai se tornar algo ‘mais do mesmo’. Ou seja, os usuários podem acabar se acomodando”.
As inspirações, ideias e o famoso “feeling” dos profissionais de marketing vêm de suas vivências e experiências, coisas que uma inteligência artificial não pode oferecer.
Marca e conexão com o consumidor
Hoje as marcas são mais do que símbolos, elas são parte da identidade das pessoas. Ou seja, usar um produto de uma marca agora significa fazer parte de um grupo.
Por trás da criação de uma marca há diversas referências muitas vezes relacionadas à história de vida dos fundadores, bem como suas crenças, objetivos e sonhos. Como uma inteligência como o Chat GPT poderia traduzir esse sentimento e causar identificação com o público?
Aproveitando os recursos do Chat GPT para otimizar as estratégias de marketing
Como você já sabe, o Chat GPT pode ser um grande facilitador, mas nunca um apoio, devido ao bloqueio de criatividade e originalidade que a ferramenta pode causar no criador de conteúdo, o que resulta em qualidade duvidosa das campanhas. Então como usar com moderação? Veja 3 dicas!
Automação de marketing: com a inteligência do Chat GPT é possível fazer a programação de disparos de email marketing, anúncios e disparos nas redes sociais.
Otimização de formulários: com a ferramenta se torna mais fácil criar formulários de pesquisa para medir qualidade auxiliando na busca por leads.
Melhora de SEO do conteúdo: o Chat GPT tem uma grande capacidade de gerar texto com SEO eficiente e direcionado, melhorando os resultados nas páginas do Google.
Ainda não podemos medir o potencial do Chat GPT para a criação de uma campanha, afinal, são mais contras do que prós levando em consideração algo tão caro aos profissionais e clientes do marketing, a criatividade.
Mas a ferramenta já se mostrou amiga se a intenção é utilizá-la em processos mecânicos, racionais ou técnicos.
Tayná Aragão