As lojas temporárias, ou pop-up, estão presentes no mercado há um tempo, principalmente no exterior, e sua proposta é oferecer experiências únicas para o consumidor através dos gatilhos mentais de urgência e exclusividade.
Você já deve saber que no marketing os gatilhos são estratégias, isso porque tudo numa campanha pretender vender, seja uma ideia, um produto ou serviço. Nesse sentido, a loja pop-up é uma estratégia pronta e muito eficaz para converter.
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O que é loja pop-up?
Uma tendência estratégica que busca sobretudo trabalhar a lembrança da marca no consumidor. A loja pop-up pode ficar duas semanas, um mês ou até um ano disponível para o público. Esse tempo pode variar de acordo com os objetivos da marca.
O que importa é o conceito: esse tipo de loja é instagramável, ou seja, tem espaços para fotos diferenciadas, pois explora num pequeno espaço decoração, produtos, abordagens e recursos exclusivos. A ideia é oferecer uma experiência única e sensorial ao consumidor.
Qual o impacto da tendência no marketing da empresa?
As lojas pop-ups podem ser vistas como uma estratégia pronta, que não descarta o planejamento, claro. A estrutura pode trabalhar os gatilhos mentais de urgência, exclusividade, novidade, antecipação, prova social, autoridade, escassez. Isso só para citar os mais explorados na tendência.
O marketing com essa tendência se torna mais completo e interessante, atingindo o principal objetivo da loja pop-up: conversão.
Destaque para o pequeno empreendedor
Já que a ideia é estar presente por um tempo e depois acabar, o negócio não sofre os riscos de baixo retorno de investimento, pois a loja fica pronta em menos de um mês,além de acelerar o processo de visibilidade da marca.
Para o empreendedor que está começando, mostrar como funciona o produto, do que é feito, como é feito e o que oferece, permitindo ao consumidor tocar e experimentar, as dificuldades do lançamento dos produtos/serviços se tornam mínimas.
A dica é aproveitar a sazonalidade como as estações do ano, datas comemorativas, novidades do mercado, ações para causas sociais, etc.
Oportunidade para e-commerce
Para o e-commerce, a loja pop-up é excelente para fechar novos negócios, despertar a curiosidade no cliente e aumentar o tráfego do site.
A loja pop-up é possível para indústrias?
Tecnologia, loja, rede social e produtos, são termos que geralmente nos levam a pensar em moda, acessórios, gadgets, etc. Porém, o setor industrial está inovando suas estratégias e pode abarcar esses conceitos também, voltados para seus produtos e serviços.
Imagine alcançar lugares onde seu produto é pouco conhecido? Divulgar uma nova linha de serviços industriais, ou novas etapas de produção. Para uma indústria, as principais vantagens da loja pop-up é o posicionamento e aumento de autoridade da marca.
Esses são esforços no offline com experiência física para o consumidor, mas a internet ainda é um campo de batalha que precisa ser conquistado para as estratégias funcionarem, afinal, hoje o marketing de uma empresa gira em torno do mundo digital.
E de marketing digital a Vínculo entende! Vamos acelerar suas vendas?
Tayná Aragão