Para que uma empresa possa crescer e alcançar os seus ideais de expansão e de conquista de consumidores, é fundamental que ela invista na captação de novos clientes, promovendo assim meios de aumentar o seu faturamento.
A captação de clientes é uma das tarefas mais importantes e necessárias para a saúde de uma empresa. Diante disso, nada mais urgente do que buscar os caminhos para atingir esse objetivo.
Existem diferentes motivos para que uma empresa, seja ela especializada em balão de propaganda inflável ou em contabilidade, invista em ações para captar novos clientes para o seu negócio.
Neste artigo, será desenvolvido o conceito de captação de novos clientes, tanto para conhecer as razões pelas quais deve investir em captação quanto para saber quais os melhores canais de marketing para isso e quais estratégias podem ajudar nessa tarefa.
As razões para investir na captação de clientes
Não importa qual seja o segmento no qual uma empresa atua, ela deve saber os motivos pelos quais precisa investir na captação de clientes para o negócio. Há várias razões para isso, como se pode perceber a seguir.
Aumentar o faturamento
A primeira razão para que uma companhia invista em captação de clientes é aumentar o seu faturamento, conseguindo assim vender mais unidades de um produto, como um selador parede umidade, ou dos serviços que ela presta.
Com isso, o seu faturamento aumenta de modo exponencial, permitindo que toda a empresa seja beneficiada com essa atitude.
Diversificar o portfólio
Uma empresa que precisa aumentar a sua carteira de clientes pode ainda ter como meta a diversificação do seu portfólio, ou seja, ampliar os tipos de produtos que são vendidos para poder atender com qualidade as necessidades do seu público.
Um exemplo disso pode ser o de uma autoescola que, mesmo atendendo pessoas que ainda não possuem a carteira de motorista, ampliam os seus serviços e oferecem aula de trânsito para habilitados.
Expandir os negócios
Ao investir em captação de clientes, a empresa poderá se deparar com a necessidade de expandir os negócios, ampliando assim o seu atendimento a nível nacional ou mesmo internacional.
Dessa forma, seja para ampliar o tamanho da companhia, para aumentar o portfólio de produtos ou para multiplicar o faturamento, investir em captação de clientes é o melhor caminho.
Canais e estratégias de marketing para captação
Além de entender o motivo para investir na conquista de novos clientes, é essencial que a empresa saiba como fazer isso, entendendo mais sobre os canais e as estratégias que pode utilizar para essa ação.
É inegável que as redes sociais hoje são os melhores canais para captar clientes, pois nessas plataformas não existem limites regionais de atuação. Além disso, é possível utilizar ferramentas como os anúncios para alcançar cada vez mais usuários nas redes.
As técnicas de otimização para mecanismos de busca, o SEO, são também excelentes ferramentas que ajudam a trazer mais clientes para a empresa, graças ao impacto de atrair clientes quando o site é exibido entre os principais resultados dos buscadores.
Já em termos de estratégia de comunicação para atrair novos clientes, existem algumas opções bastante interessantes e promissoras, sendo algumas delas:
- Outbound marketing;
- Inbound marketing;
- Marketing digital;
- Marketing de relacionamento.
De fato, seja uma prospecção ativa, como o outbound, ou uma prospecção passiva, como o inbound, é fundamental que a empresa, seja ela especializada em aluguel de container para construção civil ou em outras áreas, coloque em prática ações de marketing.
Ao mesmo tempo, o próprio marketing digital e as ações de marketing de relacionamento cuidam de estabelecer um contato constante com o público, garantindo a presença da empresa no dia a dia dos seus clientes.
Por isso, é fundamental que a companhia invista em ações como as mencionadas acima, aliando o trabalho nas redes sociais e o SEO com as estratégias de outbound, inbound, marketing digital e relacionamento.
Considerações finais
A captação de clientes sempre foi uma necessidade das empresas, uma vez que ficar apenas esperando que os potenciais compradores cheguem até o estabelecimento pode ser um problema para o desenvolvimento da companhia.
Diante disso, nada mais apropriado do que buscar meios para realizar um trabalho de conquista de clientes utilizando as ferramentas mais atuais e promissoras do mercado, sem deixar de aliar as melhores estratégias de marketing para isso.
Dessa forma, não há como não colher bons resultados além de captar cada vez mais clientes, a empresa ainda desfruta de benefícios que vão potencializar os seus retornos e permitir um crescimento constante e duradouro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.